ParaRace de Slalom e XC Speed Race de Paramotor em Araçatuba

Apr 22, 2014 2 Comments by

NOTA OFICIAL
O Clube de Paramotor Araçatuba informa que devido ao acidente que resultou na morte de um piloto na tarde deste domingo (20) o evento foi interrompido.
A Comissão Organizadora lamenta o acidente, envolvendo dois paramotores que se chocaram em vôo. Um dos pilotos sofreu fratura no braço e segue internado em um hospital particular de Araçatuba. O outro piloto, infelizmente veio a óbito, mesmo tendo recebido todo o atendimento necessário ainda no local dos fatos. Um outro acidente aconteceu no sábado, durante uma prova de slalon. O piloto foi atendido, medicado e passa bem.
Os dois acidentes lamentavelmente foram fatalidades. Regras, normas e procedimentos do campeonato foram passados para todos os pilotos no momento da inscrição. De acordo com o termo de responsabilidade e declaração dos participantes, no item 2: “O piloto declara ter pleno conhecimento da natureza, finalidade e riscos envolvidos na prática de qualquer vôo de paramotor, notadamente em competições, e, livre e voluntariamente, decide incorrer nestes riscos.”
Todos os pilotos são treinados e estão habilitados a voar. As manobras radicais e superação dos limites são movidos pela adrenalina pessoal. As vontades são controladas por todos através do treinamento técnico e prático. Os riscos são conhecidos e a causalidade pode incorrer na fatalidade. A fatalidade trás um sentimento de impotência, mas que são inerentes da vontade de transcender os limites.
Sobre as classificações, as pontuações do XC Speed Race foram apuradas e os respectivos pilotos premiados. O Campeonato Mundial de Slalon foi cancelado porque não houve a possibilidade de conclusão das provas.
Todo o evento foi realizado dentro das normas e exigências legais, tais como: Alvará de funcionamento pela Prefeitura, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro, duas ambulâncias (sendo uma da Prefeitura e outra da Medilar), autorização de uso do espaço aéreo (NOTAN – Sindacta II), assinatura do termo de responsabilidade e credenciamento dos pilotos para voar, com habilitação nível III e FAI. Também havia equipe de segurança das áreas de circulação e restritas.
Foram entregues às autoridades e ao Instituto de Criminalística, todos os equipamentos e informações necessários para apurar as causas dos acidentes. Está sendo oferecido todo o suporte para os envolvidos no acidente e também para seus familiares.
Araçatuba,SP,Brasil, 21 de abril de 2014

 

 

Paramotor

Sobre o Autor

Instrutor de Asa Delta | Parapente pela Confederação Brasileira de Voo Livre "CBVL" e Paramotor | Paratrike pela Confederação Brasileira de Paramotor "CBPM" | APPI PPG.

2 Responses to “ParaRace de Slalom e XC Speed Race de Paramotor em Araçatuba”

  1. Serginho says:

    Muito triste o incidente que vitimou Edson Kolumbus, meus sentimentos a familia… Força Diego de Castro e boa recuperação pós cirurgia e ao piloto Maio Benjamim.

  2. stefano says:

    lamentável…..

Comente!