Informe da ABVL sobre área restrita de voo durante a COPA
No dia 1º de maio de 2014, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA publicou a circular AIC-n12 que divulga as alterações temporárias no espaço aéreo brasileiro durante a Copa do Mundo de Futebol FIFA.
Segundo o documento, o COMAER criou áreas de exclusão (reservada, restrita ou proibida) em determinadas porções do espaço aéreo brasileiro seguindo os critérios de segurança adotados mundialmente em eventos da importância e do vulto da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014.
As áreas de exclusão estão localizados no espaço aéreo das localidades onde ocorrerão as partidas oficiais, ou seja, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Estas restrições têm períodos de vigência que variam de acordo com o local e os horários dos jogos.
Para facilitar o entendimento de todos quanto às retsrições, o DECEA publicou também um “Guia Prático de Consulta sobre Alterações do Espaço Aéreo para a Copa do Mundo de Futebol Fifa Brasil 2014“. Neste guia, as regiões e horários restritos podem ser consultados de forma descomplicada a partir da página 25.
“Durante a ativação das áreas nenhum tipo de voo será permitido. Se uma aeronave de qualquer tipo for detectada durante o período de restrição, ela será interceptada e forçada a pousar. Além disso, o piloto pode sofrer multas por descumprimento das regras de espaço aéreo” explica o Coronel Ricardo do CGNA.
Nas áreas definidas como “reservadas”, identificadas no guia como uma área BRANCA, não serão permitidos voos de asa delta, parapente, planadores e outros tipos de aeronaves. Procure sua cidade e se informe.