Partindo de Parintins… Entrando no estado do Pará
Pernoite em Parintins na beira do rio com um boteco e show ao vivo, depois de navegar e caminhar pela cidade e jantar fomos dormir eu capotei nem escutei nada somente o ZÉ “Pratico” bater na porta para ir na cabine principal de comando ligar o motor e partir com destino a Santarém abastecer e seguir para o ponto inicial da trip Alter do Chão…
Na beira do rio em Parintins – AM, conhecida no Brasil pela festa regional dos bois e ultima cidade do Amazonas fazendo divisa com Pará.
Parintins é um municipio no interior do estado do Amazonas, próximo a divisa com o estado do Pará, região norte do país, distante de cerca de 369 quilômetros da capital Manaus. Sua população é de aproximadamente 111 575 habitantes, sendo osegundo mais populoso do estado… As primeiras viagens exploratórias da Coroa Portuguesa em Parintins foram registradas somente em 1796. Assim como as demais localidades da Amazônia, a região era habitada por diversas etnias indigenas, entre eles os Tupinanbás, que deram origem ao nome da ilha em que se encontra o município, a ilha de Tupinambarana. O primeiro nome recebido por Parintins, já na categoria de Freguesia, foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, em 1833. O nome da Freguesia só foi alterado em 1880, quando a sede passou a chamar-se “Parintins”, em homenagem aos povos indígenas Parintintins, um dos inúmeros que habitavam a região… O município é conhecido principalmente por sediar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina.
Próxima parada Santarém… Alter do Chão