2ª e Ultima Etapa do Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike em Linhares – ES.
A cidade de Linhares recebeu de 06 a 10 de Novembro a 2ª e Ultima Etapa do Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike, apesar dos imprevistos e a Confederação Brasileria de Paramotor ter que assumir o evento e realizar a competição, conseguimos terminar a temporada 2019 com alto nível de provas e muita competitividade entre os pilotos de vários estados: Rio Grande do Sul Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo, que correram atrás de pontos importantes para o Ranking Brasileiro, para a formaçnao da EQUIPE que irá representar o Brasil no Mundial em 2020.
Cerimonia de Abertura com o Secretário dos Esportes Srº Ivan Salvador Filho e Assessor Roque Chile e membros da ABUL Paramotor | CBPM.
Pilotos, Comissão Técnica e Prefeitura de Linhares – ES.
Samuel Rocha – ABUL | Paramotor, Sandro Garcia, Secretário dos Esportes, Srª Ivan Furtado Filho, Serfio Kawakami – CBPM, Prefeitura de Linhares Roque Chile.
Uma região plana com um visual incrível com fazendas de gramas, reflorestamento e lagos esse era o cenário onde as provas foram realizadas, logo no amanhecer do dia, as 5:00h o briefing já tinha sido realizado pelo Diretor de Prova , bandeira verde no mastro e autorização dos juízes para decolagem.
Briefing
Área de Decolagem autorizada com Bandeira VERDE.
Provas de Navegação e Precisão foram realizadas no primeiro dia de competição, as 9:00h o vento forte entrava na região impossibilitando a realização de provas a partir desse período estendendo até o final do dia.
Matéria no Bom Dia Espirito Santo.
Amanhecer do Dia em Linhares – ES.
Decolagem.
Decolagem autorizada.
Diretor de Prova com Bandeira VERMELHA “Não Autorizado” e VERDE “Autorizado”, entre juízes e pilotos a comunicação é através de BANDEIRAS e proibido utilização de radio comunicador.
Painel com o MAPA e PERCURSO da Prova e acessórios, bússola e cronômetro.
Detalhes dos pontos a ser contornados, fotos e o cronômetro para calcular o tempo entre eles.
Infelizmente essa foi a rotina no decorrer da semana o vento forte entrava na região logo cedo, o Diretor do Evento Sergio Kawakami, junto com o Diretor de Prova Rogerio Martinati decidiram que iriam utilizar o tempo disponível diariamente para a validação do evento, pontualmente a bandeira VERDE era hasteada e decolagem autorizada… No segundo Dia novamente Navegação e Precisão Parabowling:
” Prova onde os pilotos decolam e aguardam no box, área de espera, local pré determinado pelo Diretor de Prova no briefing, nesse momento a bandeira levantada permanece até todos se posicionarem, logo em seguida de acordo com a chegada, os pilotos se direcionam para área da Prova um a um, ao passar em cima do objetivo é levantada a bandeira VERDE e o piloto desliga o motor e tem que ficar no ar antes de entrar no pouso por pelo menos 60 segundos antes de derrubar a sequencia de pinos no pouso… Objetivo derrubar o maior numero de pinos sem cair ou bater a estrutura no chão”.
Indo para o BOX área de espera.
Parabowling.
Juízes na area de prova.
Mauricio Braga de Santa Catarina, autorizado, 60 segundos e entrada para a prova todos pinos derrubados e pouco… Prova do Dia 1000 pontos, vencedor.
2º Dia de Provas Navegação e Precisão e Pouso.
Briefing
Utilizando todos os recursos para navegação.
PL2 indo para Deck de Decolagem.
PL 1 autorizado a decolagem.
PF1 indo para a Prova de Navegação.
Indo para a prova.
Retorno com alvo de precisão na PF1 na PL1 e PL2 a área ao lado difere por ser listras retas num retângulo.
3º Dia de Provas com Navegação de Economia e ParaBall.
A prova de Navegação com Economia o Diretor de Prova estipula quantos litros serão utilizados na Prova a PF1 e PL1 serão 2kg e a PL2 4kg.
Pesagem do combustível, desde a 1ª Etapa foi estabelecida como padrão a garrafa de 2 litros de um determinado refrigerante.
Pilotos 2 a 2 entre eles, supervisiona a colocação do combustível no tanque, o reservatório pequeno é um acessório onde o piloto tem o controle de consumo, estando cheio ele está retirando do principal, a partir do momento que ele vai baixando o nível significa a quantidade que lhe resta.
Bandeira VERDE.
ParaBall, o piloto decola e entra no circuito na Área de espera, um a um eles entram para prova após autorização do JUIZ através das bandeiras enquanto permanecer VERMELHA ele aguarda somente com a VERDE é autorizado a realizar a prova, tem 3 minutos para pegar 3 bolas e colocar numa piscina com diâmetro de 2 metros, caso ela caia fora e o piloto ainda estiver no tempo pode tentar pegar e colocar novamente.
Bandeira VERDE autorizado a entrada no circuito e cronometro acionado.
Indo para a piscina.
Ultimo Dia de Prova com Navegação e Economia:
” Circuito onde vence o que conseguir dar mais voltas e pousar no DECK, caso pouse fora por pane seca, zera não recebe pontuação.”
Amanhecer para a Prova de Navegação.
Nas Provas de Navegação da FAI Classico é proibido a utilização de GPS ou eletrônicos que tenha essa função, eles são lacrados e somente utilizados para confirmação da prova.
Decolagem autorizado.
PL1 decolando.
Retorno ao DECK de pouso.
Resgate funcionando para buscar os que pousam longe do DECK e são penalizados e Marcia Farkouh retornando ao DECK.
Prova de ECONOMIA, infelizmente o vento entrou novamente forte e o Diretor de Prova cancelou e seguimos para a apuraçnao da 2ª Etapa de linhares – ES.
RESULTADO GERAL da Etapa Linhares – ES e RANKING BRASILEIRO.
Premiação Etapa Linhares – ES.
Varcir Ayres e Claude Valerius – PL2.
Samuel Rocha – Vice Campeão, Marcelo Martins – Campeão e Claudemir Calrlos 3º Colocado.
Marcia Farkouh no Feminino.
Secretario dos Esportes Srº Ivan Furtado Filho, Alan Braga – Vice Campeão, Marcio Aita Campeão, Mauricio Braga 3º Colocado e Prefeitura de Linhares Roque Chile.
Apoiadores, Comissão Tecnica, ABUL Paramotor, CBPM e Prefeitura Municipal de Linhares – ES.
Etapa Linhares – ES 2019.
Campeões Brasileiro 2019 na categoria PF1, PL1 e PL2.
Marcio Aita – Vice Campeão, Alan Braga – Campeão e Alexandre Barbosa 3º Colocado na PF1.
Marcelo Martins – Campeão PL1.
Valcir Ayres e Claude Valerius – Campeão PL2