Impressão da vela DELTA – Ozone Gliders
Após looooonga espera de 7 meses, recebi na quinta passada, meu Ozone Delta… Cabe mencionar, que como de costume aos revendedores de material importado no Brasil, em geral, a cor que se encomenda, não é a que se recebe. Passado este stress, vamos ao que realmente importa. Mas, quero registrar meu repudio a tais atos, pois, pagamos e é bom receber o que compramos… Sobre o equipamento em si: Me impressionou muito, pois não via há tempo tanto capricho e cuidado com o equipamneto. Muito bem acabado… Todas as bolsas muito bem feitas, e acabadas… Saco com manual, laminas de tecido em tamanho A4, em todas as cores da vela (NAO SAO RIPSTOP ADESIVO)… Saco com muuuitos adesivos… Chaveirinho Ozone… Qualidade dos materiais e costuras da vela excepcionais… Limpeza de construção, e sobretudo, limpeza aerodinamica impressionantes… Ao primeiro contato, assusta olhar os tirantes, que sao beem fininhos, e parece estar faltando linhas….Comprei a parte, e vale cada centavo – RECOMENDO, a centrina da propria Ozone.
Sobre a centrina, o que ela tem de diferente, é que em uma face ela é construida com material ventilado, deixando assim, a vela bem arejada, além de um dispositivo interessantissimo, que prende o bordo de ataque com este mesmo tecido, e velcro.
Sobre o voo: Não voava fazia 7 meses, afora isto, troquei vela, selette, e marca de equipamento, que estava habituado nos ultimos 4 anos… Isto faz muita diferença.
Entao, estava um pouco apreensivo… Fiz 2 voos. Um de 40 minutos, que acabei orelhando para descer, em funçao de a camada haver baixado rapidamente, e por consequencia eu acabar entubanto. Entao fui para o pouso… O segundo voo, foi de 1:20 horas, com direito a termicas de medio a forte intensidade.
Relato:
Voo nº1 – Vento SE +18Km/h céu encoberto… Decolagem, fui catapultado por absoluta falta de destresa, mesmo assim, a vela subiu reto e uniforme, e quando me devolveu ao chao, nao ficou orelhando entre as 2 pontas, o que é natural em vela muito alongada…. Passado este “momento”, a vela reclamava que queria voar. Entramos em voo, e veio a surpresa;… Tive a impressao em voar esta vela minha vida inteira. Comportamento tipo DVH 1 e performance entre DHV 2 – 2-3. Espantoso o que a Ozone conseguiu…. Comandos hiper diretos, como os DHV 2-3, mas extremamente doceis, muito tolerantes.
Voo nº2 – Vento ESE +18Km/h com um complicador – termicas de medio a forte intensidade…. Peguei as 16:00 termicas de +5m/s… A vela simplesmente NAO chaquoalha, nao ameaça fechadas, nao engaita, pois trabalha por inteiro…. Aponta, define a direção e “enmiola” sozinha na termica. Eu ja vinha para pouso, onde estava a 120mt do solo, quando batemos em uma termalzinha pequena…. Resultado, subimos até 850metros, sem nenhuma dificuldade. Tenho certeza que foi caracteristica do equipamento, pois apos 7 meses sem voar, fazer isto, nao é tarefa fácil.
Performance: O afundamento é minimo, e o rendimento é enorme…. Fui a pontos onde antes, era necessario uma termica pelo menos, para chegar. A vela alcança com facilidade, no seu proprio planeio
Comandos: Os comandos sao extremamente leves, precisos e macios. Isto inclui o acelerador, onde, se descuidar, o pe vai “no talo” Felicidade para o joelho…. No bordo de fuga, a Ozone fez uma coisa muuuito inteligente. Criou em tecido, na parte interna do glider, uma “meia celula…. Isto, alem de nao deslocar tanto a pressao do ar, na hora que se comanda a vela, o bordo desce por inteiro, sem enrugar… Parabéns novamente pela criatividade e simplicidade.
Pouso: Estamos aprendendo a pousar. A questão aqui é a aproximação que ficou longa e demorada…. Acho otimo, mas talvéz em campos pequenos demais, isto seja talvez um complicador.
Conclusão: Nem me atrevo em falar que é a melhor do mundo, que é a melhor DHV 2, ou o que seja…. Apenas, posso dizer, que adorei a vela, que da prazer sem medo de voar, e que a Ozone, certamente, saiu um ano na frente de todos os demais, por acreditar na tecnologia dos 3 tirantes, e varetas de carbono ao invés de mylar
Leandro Najfeld