Marcio Pinto vence a Etapa do Brasileiro em Castelo
O piloto carioca Marcio Pinto – Sol Tracer TR2 ganha a etapa do Brasileiro de Parapente em Castelo no Espirito Santo, a prova de hoje deu uma virada geral na etapa e na vaga para o Mundial… Ainda não confirmado mas com essa matada do dia o piloto Serginho Sampaio – Ozone R10.2, ganha a 3 vaga para a equipe brasileira para o Mundial de Parapente em Piedrahita na Espanha. Resultados no site da Hipoxia
Castelo ES sempre foi um dos meus locais de vôo preferidos. A beleza das grandes montanhas rochosas, muito verde e vales incríveis, transformam o lugar num verdadeiro paraíso para o voo livre. Os paredões de pedra intimidam até os voadores mais antigos, mas esse cenário sempre proporciona provas espetaculares por toda a região… Nesta última semana, tivemos a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente. A expectativa era a melhor possível, muita gente boa voando equipamentos de ponta, previsão de ótimas condições e tudo muito bem organizado para a festa… Eu vinha de um longo período sem voar, praticamente 8 meses… Estava desanimado e focado em outros esportes ou em novas oportunidades de trabalho… Mas como a 1ª etapa do Brasileiro seria em Castelo, acabei conversando com o Ary sobre o novo proto da SOL para 2011 e após escutar o feedback de alguns grandes nomes da SOL como o Horn, Bigode, Ceceu, Samuka, Vermelho e Frank, tive a certeza de que teria um excelente equipamento em mãos para ´´voltar a voar´´, principalmente na questão da segurança já que se tratava do meu primeiro parapente proto 2 linhas!
Nessa correria eu acabei pegando o novo Tr2011 da SOL, que ficou pronto praticamente 1 semana antes da competição.(obrigado Katia e meninas da SOL pela paciência! rs) Recebi a vela (linda por sinal) pouco antes de viajar e acabei nem fazendo um ´´test fly´´ para esquentar o braço e conhecer o novo equipamento.
Mas como já tinham me falado, a vela é extremamente fácil de se voar para um competition 2 linhas, apenas com uma decolagem mais complicada e exigente, principalmente em dias sem vento. Vale a pena um bom treino no morrinho para reaprender a decolar nessas velas!
Bom, falando de vôo agora, fomos presenteados com um inicio espetacular! Praticamente 4 dias seguidos de boas condições e um ultimo dia bem diferente, bem ao estilo de Castelo, com momentos de pura farofa nos paredões e outros de sobrevivência no flat com a galera se segurando em qualquer bolha. Tirando a primeira prova onde o grupo de ponta ficou a 8km do Gol, todas as provas foram muitíssimo bem escolhidas pela comissão e sempre com pilotos no Gol. Pegas incríveis e extremamente técnicos foram acontecendo e peneirando a galera, separando quem realmente estaria na briga ate o final do campeonato.
Alguns pilotos se destacaram desde o inicio… Frank voava em ´´casa´´ e sabia como ninguém em qual buraco estaria subindo melhor. Fora dos paredões o vôo em Castelo vira um verdadeiro jogo de xadrez! Outro piloto de grande destaque era o Português Claudio Virgillio voando sempre bem no grupo da frente e com incrível velocidade na hora do gol.
Tinha também um tal de Kotoco… kkkkkkkkkkkkk me divertia com ele a cada térmica, sempre tirando um sarro e mostrando que diversão e competência andam juntos… o cara voa muito e esta sempre rindo e zuando durante as provas. O Serginnnnn Sampaio (Pakito) e o tal de Mega eu prefiro nem comentar… matadores natos, provavelmente esqueceram o acelerador amarrado no apoio de pé… rs ta ruim de segurar esses dois. Quando encontrarem equilíbrio entre regularidade e velocidade será difícil acompanhar os pontos!!! Fora o time da SOL sempre disputando cabeça com cabeça no primeiro grupo… cecéu, horn, samuka, vermelho sempre andando bem, mas o destaque mesmo acabou ficando com o amigo Bigode que deu trabalho e terminou a competição em terceiro lugar… Vermelho se mostrou extremamente rápido e matou uma prova incrível bem difícil.
Fora os grandes amigos de sempre… Bafinho, Alfio (vagão), Andre Modelo, Boni, Claytinnn, Martinnn, Tony, Erico, Andre Caixão, Daniel, Odilon, CB, Gustavinho, Queroga, Barãozinho, Renato Jainsss entre muitos outros que certamente vou esquecer… Um agradecimento especial ao Paolo de Friburgo dando a maior força no resgate com o Leo… voar 9 dias direto é punk… fora a amizade e as risadas na subida de carro os caras me ajudaram muito!!!
Ultimo dia de prova foi um capitulo a parte… Claudio, Kotoco e eu dividíamos a liderança com apenas 18 pontos de diferença. Quem errasse acabaria dançando. Por sorte era meu dia de fazer o dever de casa direitinho e aproveitar a bobeada do Kotoco e do Claudio e conseguir levar minha primeira etapa de Brasileiro.
Foi uma energia incrível com os amigos. Provas espetaculares, pegas, correria, paciência, pancadarias sempre presentes, mas no final o foco maior era a diversão e amizade entre os competidores. Eu fui com esse astral! A prova disso como o CB comentou em seu blog, foi que na sexta feira, tivemos uma prova lançada em condição duvidosa, já apresentando sinais de que iria evoluir para um cancelamento.
Eu estava ali para me divertir e não queria ter que pousar as pressas passando sufoco! Nem tirei meu equipamento da mala do carro praticamente abandonando a competição. Estava em 3º no geral mas meu compromisso hoje é com a segurança e diversão. A organização não foi negligente, apenas eu não estava afim de encarar a dúvida do que estaria por vir. Em 30 minutos caiu um mundo de água e todos pousaram em segurança, menos um piloto que não conseguis descer e acabou jogando o reserva como ultima opção. Fiquei extremamente feliz com a minha postura. Em Afonso Claudio ano passado eu não decolei na ultima prova, mesmo estando em 4º no geral por causa de uma prova lançada com vento extremamente forte nos vales. Foi uma opção minha… realmente ficar em 5º ou 55º hoje para mim não faz diferença… Voltar inteiro para casa é prioridade. Eu não sou Campeão, eu estou campeão, amanha ninguém lembra de nada! … Bom, gostaria de agradecer novamente a SOL pela confiança e rapidez em me entregar uma vela tão competitiva e segura num curto espaço de tempo, agradeço ao Rafael Saladini que me emprestou sua selete para competir, minha CX3 não ficou pronta a tempo, agradeço ao Durval que me ajudou com meu novo Flymaster B1 NAV, peça indispensável para quem pensa em competir, usei esta semana pela primeira vez e deu no que deu… grande Paolo pelas parcerias em vôo e pelo resgate, e a Bintang, minha patrocinadora no RJ!
Nos vemos em Cambuquira, depois Sul Mineiro…
Como dizia o amigo Lulu… ´´o melhor piloto é o que se diverte mais´´!!! Pensem nisso galera!
Márcio Pinto
SOL Team
Bintang