airboysteamparamotor / Raid 02112007

Nov 06, 2007 No Comments by

Após, alguns meses sonhando e discutindo a possibilidade de voarmos nesta região e uma semana de preparativos finais, aguardavamos o feriado de 02 de novembro para fazer um passeio pela lateral oeste da Lagoa dos Patos em direção ao norte, com partida em Pelotas-RS e destino a grande Porto Alegre.
Com previsão de vento sudoeste a 18 Km/h e um dia nublado, estaria perfeito, levamos cerca de 20 litros de gasolina para 7 horas de vôo, pois queriamos testar a capacidade do "Frank" em voar horas a fio.
Nos informaram que Pelotas encontrava-se com NOTAM de treinamento aéreo militar – simulação de guerra num raio de 15 milhas náuticas do dia 01 a 21 de Novembro. Mesmo assim descidimos seguir com nossos planos, e alteramos somente o ponto de partida. Busquei o Flavio na  rodoviária, antes de dormir realizamos as últimas estimativas e estudo da rota no Google e mapas da região. Acordamos cedo no dia 2, com ventos de NW a 5 Km/h e nos dirigimos a granja de um conhecido que está fora do perímetro do NOTAN.
No grid Flavio Pinheiro, paramotor Freedom4 1,4 com motor bicilindrico caseiro ( Frank,made-in house) que somente tinha 2 horas de testes, com 3 tanques de 8 litros, reserva 40 pes, voando Synergy3 L da SOL, e Miguel Esteves, com Paramotor Freedom3 1,4 com BlackDevil ES 2,6 também com 24 litros, reserva CD40 Sol e voando Synergy3 XL.
Nos acompanhavam Hiran para auxilio e fotos e Jeones de motorista para resgate, ambos tambem voadores de paramotor. Após preparar e abastecer os equipamentos, checar radios, verificar instrumentos, instalar camelback´s com 2 litros d´agua e algumas barrinhas de cereal, nos equipamos e fizemos uma decolagem perfeita que deveria ter sido filmada, porque saiu melhor de que tivese sido treinada em formação e coordenação aproveitando uma brisa de 10 km/h (pena que na direção errada).
Partimos as 09:15 hs ganhando altura fácilmente, o ar estava úmido, pressão baixa, frio (15graus) e o vento NW atrapalhava nosso avanço.
Apenas conseguiamos andar a 28 Km/h, ganhando mais altura, chegamos a uma camada com vento mais oeste mas ainda com um pouco de WNW, resultando um aumento de mais dez Km/h. Rechecagem em vôo de todo o conjunto, e comunicação também com o resgate perfeita.
Avistando São Lourenço do Sul (primeira cidade) na costa da Lagoa, e o ar liso e tranquilo, soltamos todos os trimmers e aceleramos no fundo, afim de avancarmos rumo ao nosso destino.
O visual cada vez era mais interesante, juntando as planicies na lagoa, com suas nuances de cores formadas pelos arrozais. Ao mesmo tempo tomavamos consciência da roubada que seria o pouso nesses terrenos alagados e com falta de acesso.
Logo a nossa frente, aparece o imponente Rio Camaquã, serpentiando em meio de muito mato nativo, que também não seria nada aconselhável um pouso naquela região, mas mostrava como calmamente este desaguava na lagoa. As horas começavam a passar e com a tranquilidade que estava o vôo, também o frio mostrava a cara, 15 graus constantes a media de 700 m de altura, fizeram lembrar que tinha esquecido a sonda no carro.
Tive a oportunidade de conhecer pela primeira vez a cidade balnearia de Arambaré, nem que for por cima, escondida numa das enseadas da recortada costa.
Durante o vôo subia e descia, procurando o tal vento que todos os sites tinham previsto, e nada o NW ainda castigava.
Assim chegamos a Tapes, cidadezinha conhecida pelo seu pontal que abriga uma grande enseada que ja foi palco para provas do mundial de natação em agua doce. Equipamentos, ok, só com um porém, acelerando muito a vela para compensar o contravento, gastamos muito mais combustivel do programado (desejado), sendo que me encontrava com mais de um tanque e meio ( metade do abastecido) e Flavio com menos de um tanque.
Nesse ponto olhavamos a frente e já aparecia a costa norte da lagoa, o Farol de Itapuã, aonde seria nossa passada do Rio Guaiba/Lagoa dos Patos, para a margem leste.
Voamos até sobrevoar o Barba Negra, uma serie de dunas a beira da lagoa, estampadas de poças d´agua, banhado, matos de pinheiros, nenhuma estrada de resgate, pouca gasolina em uma das máquinas, satisfação total do vôo até o momento, nenhuma situação apreensiva, conversamos e tomamos uma decisão,  o  dia estava ganho !!!,  para que arriscar ?
A 800 m tendo passado Tapes 15 Km, faltando 25 para Itapuã, reduzimos os motores e num planeio, quase silencioso, e apreciando a bela paisagem, procuramos um bom lugar, que além de SECO, fosse de fácil resgate, assim decidimos e pousamos tranquilamente no pátio do Iate Clube de Tapes praticamente as 13 hs da tarde. Aonde além de voltar ao planeta terra em segurança, tentamos achar a primeira moita, pois também somos animais!.
Em menos de 15 minutos, nosso fiel motorista estava buzinando, feliz pelo reencontro, pois além de dirigir na rodovia como "manda a lei", a menos de 80 Km/h !!, também acompanhava e corujava nossas trocas de informacoes e nossas decisões no radio.
Resultando em fim, um vôo passeio, com 154 km deslocados e 176 km voados em 4 horas. Confesso sinceramente, que não estava cansado, e sim embriagado de satisfação. Comemorar meu aniversario fazendo um vôo com todo aquele visual que a Lagoa dos Patos nos proporciona, como dizem, não tem preço !!.
Queria, expor, meu maior agradecimento a minha esposa, pela paciencia e capacidade de entender o significado de um vôo, passando pela primeira vez
meu aniversario longe, e um agradecimento especial ao nosso mestre do  glider, Flavinho, além de ter sido o companheiro nesse vôo, também ser quem
desde o começo, aquele que acredita e incentiva nossas intenções. Espero que esta seja o primeiro da nova série de passeios que faremos comcada vez mais amigos voando junto, até que um dia, quem sabe, alguem de lá de baixo nos confunda com aqueles bandos de pássaros que frequentemente passam alto em formação.
Abraços e bons vôos,

Miguel

Imagem%20030[1] Imagem 045
  021107%20036[1] Imagem%20049[1]
  021107%20002[1] 021107%20017[1]
  021107%20009[1] 021107%20013[1]

Parapente e Paramotor

Sobre o Autor

Instrutor de Asa Delta | Parapente pela Confederação Brasileira de Voo Livre "CBVL" e Paramotor | Paratrike pela Confederação Brasileira de Paramotor "CBPM" | APPI PPG.