AVISO – Clube Atibaense de Voo Livre.

Jan 17, 2018 No Comments by

AERONÁUTICA DEFINE ÁREAS RESTRITAS AO VOO LIVRE EM ATIBAIA

A partir do próximo dia 1º de fevereiro, passam a valer os limites horizontais e verticais reservados ao voo livre em Atibaia, determinados pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV), da Aeronáutica.
O órgão emitiu Autorização de Prática de Voo Livre para a Pedra Grande a partir de pedido feito pelo CAVL, que por sua vez cumpriu determinação do Ministério Público.
LIMITES
A partir de fevereiro, o espaço aéreo restrito ao voo livre para nosso sítio será de 5.000 pés de altitude (nível do mar), o que equivale a cerca de 190 metros acima da rampa.
Além da altura, há também limitação horizontal bastante restrita, que vai da rampa até praticamente o final da serra (antes do Pullman) e até pouco além do pouso.
Clicando no link ao final deste post é possível abrir a imagem com a delimitação da área, definida pelo SRPV, além das marcações de corredores de aviões e helicópteros.
Há anos a Aeronáutica vinha negando qualquer tipo de autorização para Atibaia, alegando que nossa região é tomada por rotas de aviões e o voo livre “não teria espaço”. Estávamos voando mesmo sem esse documento, apesar dos constantes pedidos do CAVL, que apresentou diversos projetos ao órgão.
Ou seja, SEMPRE HOUVE RESTRIÇÃO TOTAL, uma vez que a área onde voamos é rota constante de aviões. 


A novidade é que a Aeronáutica delimitou, pela primeira vez em anos, uma ÁREA ESPECÍFICA PARA VOO DE PARAPENTE E ASA DELTA, que passa a valer a partir do dia 1º de fevereiro (veja imagem no link). Nessa área, estaremos seguros.


Devemos lembrar que, no final do ano passado, o Clube foi interpelado pelo Ministério Público sobre a necessidade de uma autorização oficial para prática de voo livre em Atibaia.
Corríamos o risco de ter nossa rampa fechada caso não conseguíssemos esse documento. Portanto, apesar de muito aquém do que esperávamos para nossos voos, essa autorização já pode ser considerada um avanço. E, diante dos fatos, é isso ou o risco de acabar o voo em Atibaia.
A partir de agora, e até por orientação expressa da Aeronáutica, cabe a todos nós respeitarmos as regras e não extrapolarmos o espaço aéreo que nos foi reservado. Se houver invasão do espaço e essa infração for relatada ao SRPV, nossa autorização poderá será suspensa e, consequentemente, nosso sítio fechado.
Lembramos também que o próprio aplicativo XC já vem registando eventuais invasões sempre que é postado um voo além desses limites.
Um banner com a imagem aérea e as limitações de voo será confeccionado pelo CAVL e permanecerá exposto em nossa sede.
Em caso de dúvida, procure um membro da diretoria do CAVL, ou deixe seu questionamento inbox nesta fanpage.

Imagem com as restrições de voo em Atibaia.

 

Voo Livre

Sobre o Autor

Instrutor de Asa Delta | Parapente pela Confederação Brasileira de Voo Livre "CBVL" e Paramotor | Paratrike pela Confederação Brasileira de Paramotor "CBPM" | APPI PPG.
Nenhum Comentário Sobre “AVISO – Clube Atibaense de Voo Livre.”

Comente!