Entrevista com Daniel Crespo – Campeão Mundial de Paratrike

Jul 26, 2010 No Comments by

Conheci Daniel Crespo no Rio de Janeiro no High Level em 1999 na época fazia parte do time SAT de Acro, anos se passaram e hoje editor do site Ojovolador e Campeão Mundial de Paratrike, na serie de breves entrevistas ele nos respondeu:

airboysteam – Fale como conheceu o Paratrike?
Daniel Crespo – Os primeiros paratrikes que vi, quem fazia era o meu amigo Paco Diaz. Em 1997 ,  havia uma pequena comunidade com uns tantos aficcionados voando em paramotor com rodas, que me chamou a atenção, já que eu estava focado no voo livre.
airboysteam – Você pode fazer um comparativo entre o Paramotor x Paratrike
Daniel Crespo O p
aramotor é mais leve e transportavel; o paratrike é comodo e eu penso que é ideal ensinar e tambem voar velas reflex, podes levar mais combustivel e um motor mais potente. Tendo rodas  fase de pilotagem em terra requer uma certa adaptação, mas é muito divertido.
airbosyteam – Qual o perfil do piloto de Paratrike?
Daniel Crespo –  Perfil variado, na maioria homems, entre 35 e 45 anos com alto poder aquisitivo, contam com veiculos grandes para transportar, e pouco tempo para voar.
airboysteam – Qual a proporção Paratrike x Paramotor e como está o crescimento na Europa?
Daniel Crespo – Está crescendo e hoje em dia ocupa 40% do mercado, frente aos 60% do paramotor, esta aumentando sua presença devido a sua facilidade de aprendizagem bem como a questão dos biplace. Praticamente todos os profissionais de voo duplo possuem um paratrike duplo.
airboysteam – Tem alguma limitação no voo de Paratrike?
Daniel Crespo
O paratrike é maior  e requer mais espaco para transporte e armazenagem em casa. O ideal seria ter um reboque ou te-lo em um aerodromo. Necessita de um campo para decolagem que esteja bem plano e também requer um paraquedas grande. Por fim, quero te comentar que alem de revisar todos os pontos mecanicos antes de decolar, tem que também medir a pressao dos pneus.
airboysteam – Sugestão para equipamentos ( modelo, estilo, já que existemm vários) para os iniciantes? O mais adequado para navegação? E qual o lugar mais adequado para voar?
Danirel Crespo
Eu começei com um paratrike de ancoragem baixa, que era um paramotor adaptado a um minitrike, logo com o tempo eu comprovei que a unica vantagem que oferecia este tipo de ancoragem era a possibilidade de decolagem invertida, algo que praticamente nunca se faz com paratrike. alguns anos pra cá voo com ancoragem alta que distribui melhor os pesos e reduz os efeitos do paramotor, além de as barras oferecerem certa proteção se capotas. Atualmente voo com um Airfer C1 Sport, que me sinto muito bem e é bem manobravel tanto para um voo local ou para travessia. Não gosto de paratrike muito grandes creio que nao é necessario e agregam muita inercia a pilotagem. Creio que ou bom trike deve ser contido em peso e tamanho.
airboysteam – Motores de grandes cilindradas ou pequenas? Que roupa utilizar?
Daniel Crespo
Felizmente ao decolarmos com rodas e nao levarmos o peso nas costas, nao é necessario espremer o motor, mas considero que é importante contar com uma boa reserva de potencia mesmo que nao utilizes quase nunca. Atualmente voo com um motor Bailey 4V 200. Estou muito feliz com a suavidade e a geração de potencia linear ainda que eu preferisse que fosse um pouco mais potente. Em relaçao a roupa, aqui faz muito calor no verao, inclusive pela manhã, assim que só as vezes uso uma jaqueta leve, mas na grande maioria das vezes, utilizo qualquer roupa desportiva. No inverno, uso bastante rouba, luvas gordas, roupa térmica, e uma boa jaqueta com wind stopper.O equipamento mais importante é um capacete com viseira e um poderoso sistema de comunicação (redução de ruido e conectado por bluetooth ao telefone) com o qual posso falar inclusive em voo sem que o ruido do motor me incomode.
Abraços

Daniel Crespo

 

 

 

 

 



 

 

 

Paratrike

Sobre o Autor

Instrutor de Asa Delta | Parapente pela Confederação Brasileira de Voo Livre "CBVL" e Paramotor | Paratrike pela Confederação Brasileira de Paramotor "CBPM" | APPI PPG.
Nenhum Comentário Sobre “Entrevista com Daniel Crespo – Campeão Mundial de Paratrike”

Comente!